Home Arquivo de Notícias Destaques Agradecimentos ao Prof. Renato Bastos Guimarães por ocasião de sua aposentadoria
Agradecimentos ao Prof. Renato Bastos Guimarães por ocasião de sua aposentadoria Imprimir E-mail

O Professor Renato Bastos Guimarães, membro do Instituto de Física da UFF (IF-UFF) desde 1980, se aposentou em Julho de 2019. O Instituto é muito grato a ele pelos anos em que se dedicou ao progresso dessa Instituição e, particularmente, ao fortalecimento da área experimental. Durante seu período no IF-UFF ocupou os cargos de Vice-Diretor de 1999 a 2003 e de Chefe de Departamento de 2014 a 2018. Participou da construção e do desenvolvimento dos Laboratórios de Física da Matéria Condensada do IF. Em particular, esteve à frente da implantação do Laboratório multiusuário de Difração de Raios X (LDRX-UFF) em 2004, onde foi coordenador até a sua aposentadoria. O LDRX foi um dos primeiros laboratórios do tipo multiusuário da UFF. Por ele já passaram cerca de 150 pesquisadores, muitos dos quais foram recebidos pessoalmente com grande entusiasmo pelo professor Renato. Sempre auxiliou e estimulou outros pesquisadores e estudantes que precisavam caracterizar seus materiais com difração de raios X. Em toda sua carreira foi muito empenhado na formação de estudantes e ao desenvolvimento deste Instituto como um todo. Agradecemos ao professor Renato por tantos anos de dedicação e estimamos que curta muito sua aposentadoria.

Última atualização em Sex, 23 de Agosto de 2019 18:55