Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: Geofísica no monitoramento de barragens
Colóquio: Geofísica no monitoramento de barragens Imprimir E-mail

Na próxima terça-feira 02/04, às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Buarque Guimarães (Geofísica - UFF). O título e o resumo da apresentação seguem abaixo. Um lanche será servido quinze minutos antes. Contamos com a presença de todos!


Palestrante: Paulo Buarque Guimarães (Geofísica - UFF)

Título: Geofísica no monitoramento de barragens

Resumo: A erosão interna e o desenvolvimento de sumidouros são uma das principais razões para o colapso de barragens de aterro. Os métodos geofísicos podem contribuir diretamente para o monitoramento de situações de fraqueza que levem a possíveis vazamentos.

Os levantamentos de geofísica rasa, que alcançam profundidades até 300 m, utilizam medições na superfície, e são não invasivas e de baixo custo. No caso do monitoramento de barragens,  métodos elétricos, em particular a eletrorresistividade e o potencial espontâneo, além de produzir informações independentes das obtidas pelas medições de engenharia e geologia (piezômetros, perfurações), em geral pontuais, podem ser usados conjuntamente com essas medições para expandir lateralmente seus resultados.