Home Arquivo de Notícias Notícias Bolsas de Pós-Doutorado PNPD/CAPES
Bolsas de Pós-Doutorado PNPD/CAPES Imprimir E-mail

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Física do IF-UFF vem anunciar a abertura de processo seletivo para preenchimento de bolsas de Pós-doutorado PNPD/CAPES em 2017. Podem se candidatar portadores do título de doutor em física ou áreas afins, com atuação em qualquer linha de pesquisa do Programa. Para mais informações, leia a continuação desta notícia.

As bolsas possuem duração de 12 meses. Para candidatos (brasileiros ou estrangeiros) sem vínculo empregatício, as bolsas são renováveis anualmente com vigência prevista até 31 de outubro de 2021. Para candidatos que são docentes ou pesquisadores no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, o tempo máximo de duração da bolsa é 12 meses sem renovação.

O valor mensal da bolsa é atualmente R$ 4.100,00. Além da bolsa, há um aporte anual da CAPES de recursos de custeio para o bolsista.

Nesse momento, há a previsão de 1 bolsa para início em 01 de Maio de 2017. No entanto, a seleção terá validade para outras eventuais liberações de bolsas CAPES/PNPD do PPG-Física do IF-UFF ao longo do ano de 2017.

As inscrições para a seleção devem ser feitas via e-mail para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  até 16 de abril de 2017, através do seguinte procedimento:

1) A candidatura deve ser submetida por um professor credenciado do Programa (o supervisor do projeto). Cada professor credenciado possui o limite máximo de 1 supervisão em andamento de bolsista de pós-doutorado CAPES/PNPD entre as cotas do PPG-Física do IF-UFF.

2) O e-mail de submissão deve conter:
a) Encaminhamento da submissão pelo supervisor (no corpo da mensagem);
b) CV Lattes atualizado do candidato;
c) Projeto de pesquisa do candidato para os 12 meses de bolsa.

Atenciosamente,
---------------------------------------------------------------