Home Arquivo de Notícias Notícias Nota de falecimento: Prof. Luiz Victorio Belvedere
Nota de falecimento: Prof. Luiz Victorio Belvedere Imprimir E-mail

Lamentamos informar que faleceu no dia 13/10/2016 o Prof. Dr. Luiz Victorio Belvedere. Leia mais a respeito na continuação da nota, abaixo.

Graduado pela UFRGS,  o Prof. Belvedere fez sua pós-graduação na PUC-Rio: mestrado em 1978 com J. A. Swieca e doutorado em 1986 sob orientação de C. A. C. Aragão. Tendo ingressado na UFF onde apresentou várias disciplinas da graduação e pós-graduação em Física, e participou de eventos de extensão para a divulgação da área de Teoria Quântica de Campos (TQC) através da apresentação de excelentes palestras. Como excelente expositor que era, estimulou alunos a se interessarem pela área de TQC. Orientou vários alunos no Mestrado e no Doutorado do Curso de Pós Graduação de Física da UFF. O Prof. Belvedere foi Chefe do Departamento de Física no período 1996-1997. Ele  exerceu liderança em sua área de atuação e estabeleceu uma profícua colaboração entre a UFF e a Universidade  de Heidelberg, dando continuidade à construção da escola de Teoria Quântica de Campos de baixa dimensionalidade inaugurada por Swieca, abordando temas como aspectos estruturais da TQC e descrições de sistemas em equilíbrio térmico. Sentimos a perda do profissional e principalmente do amigo que sempre trazia novas perspectivas para as nossas conversas diárias.

Última atualização em Seg, 17 de Outubro de 2016 14:26