Home

Destaques

Colóquio Online: Um Panorama dos Prêmios Nobel de Cosmologia e Gravitação: de 1978 ao Horizonte de Eventos

Convidamos toda a comunidade para participar do Ciclo de Colóquios Online do IF-UFF 2020, dia 01 de Dezembro, às 11h

Palestrante: Leila Lobato Graef (IF-UFF)
Título: Um Panorama dos Prêmios Nobel de Cosmologia e Gravitação: de 1978 ao Horizonte de Eventos


Veja a continuação desta notícia para um resumo.
Leia mais...
 
Professor do IF publica artigo na revista Science

O prof. Fábio Aarão Reis, do Instituto de Física, publicou em 23/10 na revista Science o artigo "Deep abiotic weathering of pyrite", juntamente com colaboradores da Penn State University (EUA) da área de Geociências.

Trata-se de nada menos que a primeira* publicação nesse periódico, um dos mais prestigiosos do mundo em todas as áreas da ciência, por um pesquisador de qualquer unidade da UFF.

O artigo analisa a relação entre os processos de erosão do solo e oxidação do mineral pirita, o popular 'ouro de tolo'. Este processo é importante pois a pirita é um mineral muito comum e, quando exposta à atmosfera, sua oxidação é em parte catalisada por microorganismos.  Analisando-se a concentração e estado deste mineral em rochas antigas, é possível então se obter informações sobre as condições da atmosfera ao longo das eras geológicas, em particular a concentração de oxigênio nela, e se fazer inferências sobre a existência de vida.

Os autores analisaram amostras de pirita e descobriram que processos de erosão mecânica são tão importantes quanto processos de oxidação. Eles desenvolveram um modelo que ajuda a determinar as condições no passado da Terra nas quais a pirita poderia ser estável, e o possível papel de microorganismos neste processo de oxidação. 

*Sem contar trabalhos de grandes colaborações, com centenas de autores. Dois trabalhos deste tipo já foram publicados na Science envolvendo pesquisadores da UFF, uma das quais, a falecida profa. Márcia Amaral, era também do IF.

 

Notícias

Escala de visitação diária ao prédio do Instituto de Física

Conforme amplamente divulgado, em decorrência da pandemia de Covid-19, o prédio do Instituto de Física está fechado para visitação do público e o acesso está limitado até a retomada das atividades presenciais, a ser definida pelos órgãos superiores da UFF.

Portanto, de forma a dar transparência e garantir a segurança dos visitantes do prédio e conforme aprovado pelo grupo de trabalho sobre infraestrutura e processos em resposta à Covid-19 (veja a resolução aqui), para acessá-lo é obrigatório o preenchimento do formulário e do termo de responsabilidade disponíveis no link abaixo.

Haverá pelo menos um porteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana. Os porteiros foram orientados a permitir o acesso apenas daqueles autorizados pela secretaria e, em breve, passarão a fazer a aferição da temperatura corporal dos visitantes.

 

A lista de visitantes, disponível no calendário abaixo, é repassada à portaria do prédio diariamente. Não será permitida a entrada sem o preenchimento e envio do formulário e do termo de responsabilidade com uma antecedência mínima de 24h para visitas eventuais e 72h para visitas periódicas.

 

Formulário de solicitação de acesso: https://forms.gle/K8bppNG58jsvES8o7.

Termo de responsabilidade: https://drive.google.com/file/d/1VPEcUvCmz_ZGZFmMuOvf8QBzMK77Hcr3/view?usp=sharing.

Escala de visitação: https://calendar.google.com/calendar/embed?src=c_pib7efme5abqfjerpipjkktcl4%40group.calendar.google.com&ctz=America%2FSao_Paulo

 
Resultado Final do Edital de Monitoria 2020 Física 3 e 4 (2a chamada)

Veja abaixo os contemplados

Física 3 - 2a chamada

Física 4 - 2a-chamada

 
Habilitados para a 2a etapa do edital de Monitoria (2a chamada)

Abaixo os candidatos habilitados para a 2a etapa do Edital de Monitoria para Física 3 e 4 (2a chamada) :

Física 3-2a-chamada

Física 4-2a-chamada