Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: a experiência do Núcleo de Atividades em Física do CAp-UFRJ
Colóquio: a experiência do Núcleo de Atividades em Física do CAp-UFRJ Imprimir Correo electrónico
There are no translations available.

Na próxima terça-feira (26/06), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Beto Pimentel (CAp - UFRJ), intitulado: "A Experiência do Núcleo de Atividades em Física (NAF) do CAp-UFRJ: um exercício de autoexpressão e ensino não-convencional". Todos são bem-vindos! Vejam abaixo um resumo do colóquio.


Título: A Experiência do Núcleo de Atividades em Física (NAF) do CAp-UFRJ: um exercício de autoexpressão e ensino não-convencional

Resumo:
As discussões sobre a natureza da prática profissional e, por conseguinte, da formação dos professores de Física são muitas vezes restringidas por concepções prévias que licenciandos e professores dos cursos de licenciatura têm da vida profissional dos professores de Física de Ensino Médio. Uma abordagem menos instrumental e mais filosófica da questão permite expandir as possibilidades de iniciativas pedagógicas, tornando acessíveis não apenas abordagens não-convencionais para o ensino de Física, mas também novas maneiras de abordar a vida profissional como ela realmente é: algo inseparável da afetividade, do desejo, da autoexpressão e de outros aspectos da vida pessoal. Iniciativas como o cultivo de Clubes de Física (ou de Ciências) no ambiente escolar e profissional mostram como é possível fomentar essas possibilidades, trazendo elementos para a prática profissional que impactam tanto o ensino quanto a qualidade de vida e a experiência docente e discente com a aprendizagem. Em particular será apresentada em detalhes  a experiência pessoal do palestrante com o projeto do Núcleo de Atividades em Física (NAF) no Colégio de Aplicação da UFRJ há mais de 20 anos.

----------------------------------------------------------------
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.