Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: Licenciatura em física na UFRJ
Colóquio: Licenciatura em física na UFRJ Imprimir Correo electrónico
There are no translations available.

Na próxima terça-feira (03/07), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Maurício Pamplona (UFRJ - Coordenador da Licenciatura em Física), intitulado: "Algumas surpresas sobre algo que já sabíamos". Todos são bem-vindos! Vejam a continuação desta notícia para um resumo.


Título: Algumas surpresas sobre algo que já sabíamos

Resumo:
Qual o perfil do aluno da licenciatura?
Seu CR está relacionado com sua expectativa salarial?
Um professor do ensino médio pode ganhar mais que um professor universitário?
Foram levantadas estatísticas de diferentes fontes como o SIGA, o registro de colação de grau e as pautas de disciplinas dos últimos 5 anos. Estes dados mostraram interessantes aspectos do curso e dos alunos de licenciatura em Física. Baseado nas informações adquiridas foi realizada uma simulação de Monte Carlo mostrando excelente concordância com o número de formandos e a duração média do curso.
Além disso, foram realizados questionários com alunos ativos, ex-alunos e com os professores do Instituto de Física. Vários aspectos foram levantados. Poderemos comparar a expectativa salarial dos alunos com o salário do mercado, saber se existe relação entre o CR e a necessidade de trabalhar e se ainda é necessário que o curso ainda seja noturno. Os resultados das perguntas mostram alunos com vontade de aprender e ex-alunos gratos pelo que viveram no IF. Mas uma coisa ambos concordam: a falta de valorização do curso por parte do IF. Quanto ao questionário dos professores, podemos concluir que temos visões muito diferentes do mesmo assunto.