Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: O papel do desafio no ensino de física
Colóquio: O papel do desafio no ensino de física Imprimir Correo electrónico
There are no translations available.

Na próxima terça-feira (30/05), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Dr. Reinaldo de Melo e Souza (UFRJ), intitulado: "O papel do desafio no ensino de física". Todos são bem-vindos! Para um resumo, vejam a continuação desta notícia.



Título: O papel do desafio no ensino de física

Resumo:
Ao se deparar com problemas instigantes, por vezes sem solução conhecida, os estudantes tornam-se protagonistas de seu próprio aprendizado. À primeira vista, pode se pensar que tal possibilidade está restrita a aspectos contemporâneos da física de fronteira. No entanto, veremos que ainda em física básica há inúmeros projetos desafiadores que servem a este propósito. Neste colóquio, discutiremos exemplos em mecânica newtoniana, eletrostática e física moderna. Começaremos com um problema que foi evidenciado na corrida espacial da década de 1950 e que pode ser entendido por um método geométrico simples para descrever rotações de corpos rígidos. Em seguida, apresentaremos os resultados que obtivemos em uma dissertação de mestrado em ensino de física que generalizam o trabalho de Huygens, provando que há infinitas tautócronas. Adiante, exemplificaremos o poder da análise dimensional demonstrando que a energia eletrostática de uma distribuição linear de cargas em uma barra é infinita. Por fim, apresentaremos o Espaço Alexandria, um projeto interdisciplinar para o qual tenho contribuído nos últimos anos com cursos cujo desafio principal é transmitir conceitos de física moderna com o mínimo de matemática. Desta forma, esperamos argumentar que a física básica é um instrumento para a articulação entre pesquisa, ensino e extensão.