Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: Boundary Time Crystals
Colóquio: Boundary Time Crystals Print E-mail
There are no translations available.

Nesta terça-feira (17/09), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos um colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Iemini (IF-UFF).

Palestrante: Fernando Iemini (IF-UFF)

Título: Boundary Time Crystals

Veja a continuação desta notícia para um resumo. Um lanche será servido quinze minutos antes.

Resumo: A quebra espontânea de simetria é uns dos pilares da física e ocorre em todas as escalas de energia, na cosmologia e na física de alta energia, bem como na matéria condensada. A quebra da simetria da translação espacial, por exemplo, dá origem a cristais, enquanto superfluidos e ferromagnetos são manifestações da quebra espontânea de calibre ou invariância rotacional, respectivamente. Entre todas as possíveis situações complexas que foram consideradas e verificadas experimentalmente até o momento, a quebra da simetria temporal (dando origem aos denominados "cristais temporais") não havia recebido devida atenção. A possível existência de cristais temporais, abordada pela primeira vez por Wilczek em 2013, gerou desta forma um intenso debate pela comunidade científica.

Neste seminário, discutiremos sobre essa nova fase da matéria e apresentaremos nossos resultados recentes prevendo uma nova forma de quebra espontânea de simetria temporal: Boundary Time Crystals (BTCs). Na fase BTC, a quebra de simetria aparece em uma fração (macroscópica) do sistema. Além disso, um BTC quebra a simetria temporal contínua, isto é, o sistema se auto-organiza em um padrão periódico no tempo com um período que depende apenas de suas constantes de acoplamento.

Last Updated on Monday, 16 September 2019 20:25